Pesca Infantil começou hoje no 40º FIPe deve ser a maior do Brasil do gênero

A prefeita Eliene Liberato Dias, abriu oficialmente na manhã desta quinta-feira (06), uma das  provas mais esperadas no Festival Internacional de Pesca Esportiva de Cáceres, a categoria infantil.

A tradicional  pesca de praia faz a festa da criançada, a alegria dos pais  e o orgulho dos organizadores do evento.

Segundo o secretário municipal de Turismo Cultura, Cláudio Henrique Donatoni, este ano a coordenação do evento desmembrou as provas infantojuvenis e criou duas categorias distintas, a infantil para crianças de 6 a 9 anos que acontece hoje (06) e a juvenil para a faixa etária de 10 a 12 anos, dia 07/07. “A categoria infantil teve mil inscrições e para maior segurança e praticidade na prova ela foi dividida em duas baterias, agora pela manhã 500 crianças e a tarde mais 500. A competição está sendo um sucesso, como sempre”, enalteceu Donatoni.

A prefeita Eliene vibrou com o cenário. “A prova infantil é especial por ser ecologicamente correta e preservacionista, além de deixar as margens da Praia do Daveron coloridas, com uma vista muito bonita, uma coreografia impressionante”, observou a prefeita.

Eliene Liberato disse que o fato de ser educativa e ambiental onde as crianças aprendem desde cedo que a emoção de soltar um peixe é muito maior do que fisga-lo, é que faz desta prova um grande diferencial no FIPe.

“É ali naquele espaço que os pequeninos vibram ao devolverem para o Rio Paraguai cada peixe por eles fisgados na competição”, ressaltou Eliene.

Outro fato que não passa despercebido são os gritos efusivos dos pais que  torcem por seus filhos, outros  comemoram a captura dos exemplares pelos filhos e aprovam a soltura dos peixes.

Para o militar do Corpo de Bombeiros, Arielton Monteiro Rodrigues, que reside hoje em Diamantino, é uma alegria trazer as filhas para pescar em sua cidade natal. “Fiz questão de trazer as meninas para viverem estas emoções. O FIPe é único, já trabalhei e pesquei muito neste festival”, declarou Arielton.

Já Juliana Jardim, que reside em Rio Claro (SP) e trouxe o filho Francisco Granzoto de 08 anos para participar do evento pela primeira vez, elogiou o caráter pedagógico do pesque e solte. “É uma ação ambiental importante fazer com que as crianças devolvam os peixes capturados vivos ao rio, a natureza agradece”, frisou Juliana.

Os organizadores anunciaram que o RankBrasil deve validar o recorde da categoria infantil como a maior prova de pesca esportiva de praia do Brasil.

A coordenadora de Turismo Alessandra Castilho informou que os pais ou responsáveis podem acompanhar em tempo real a atualização da prova de pesca e o ranking dessa categoria noi site https://fipe.caceres.mt.gov.br .

Alessandra ainda noticiou que por ter sido desmembrada em duas baterias, o cerimonial de entrega de prêmios será às 17 horas no palco da Sematur.

Autor: Esdras Crepaldi/Prefeitura Municipal de Cáceres

Desabilitar notificações Sim Não