Prova Juvenil reúne 700 crianças na praia do Daveron durante o 42º FIPe


O quarto dia do 42º Festival Internacional de Pesca Esportiva de Cáceres (FIPe), realizado nesta sexta-feira (08), foi marcado pela tradicional prova de pesca de praia na categoria Juvenil, destinada a crianças de 9 a 12 anos. A atividade voltou a movimentar as areias da praia do Daveron com muita alegria e aprendizado.
Com entusiasmo, os pequenos pescadores viveram a experiência de fisgar peixes e devolvê-los à natureza, em uma prática que une diversão, educação ambiental e respeito à vida aquática.
“Para eles, a emoção de soltar um peixe é ainda maior do que pescá-lo. É a pedagogia da preservação, a celebração da vida”, destacou a prefeita de Cáceres.
Pelo terceiro ano consecutivo, a competição foi organizada em duas baterias, com 350 crianças em cada, garantindo segurança e melhor aproveitamento da atividade. De acordo com a secretária de Turismo e Cultura, Alessandra Castilho, a dinâmica de pesagem e soltura após a captura reflete o verdadeiro espírito da pesca esportiva.
“Pescar e soltar é a prática que expressa o amor ao esporte. É valorização das espécies, é pensar na sustentabilidade do nosso manancial pesqueiro para as futuras gerações”, afirmou a secretária.
Ela também agradeceu o apoio da comissão de arbitragem e das instituições parceiras que atuaram na realização da prova, como os fiscais do projeto Lobo Guará, IFMT Campus Cáceres, Rotary, Coordenação de Resíduos, Guarda Municipal, Marinha, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar. “E claro a Farmácia Economize que doou 8 biciletas e Negra Auto Center que patrocinou 04 celulares”, concluiu.
Esdras Crepaldi / DRT 940





