Multidão prestigia a emocionante largada da pesca embarcada motorizada no 42º FIPe


O amanhecer deste domingo (10) trouxe um espetáculo que só Cáceres sabe oferecer. No último dia do 42º Festival Internacional de Pesca Esportiva, milhares de pessoas, entre moradores e turistas, se espalharam pela Orla da Baía, escadarias do cais, ruas e calçadas, janelas, portas, praias e até a ponte Marechal Rondon para testemunhar a largada da tão aguardada prova de pesca embarcada motorizada.
Às 8 horas, o silêncio da expectativa deu lugar ao som vibrante das buzinas e motores. Antes da largada o cerimonial cumpriu os protocolos, na sequência o juramento foi feito pelo pescador esportivo, vereador Alex Leal, e a partir daí o início de um verdadeiro balé sobre as águas do Rio Paraguai, onde 225 embarcações, reunidas desde as primeiras horas na Praia do Daveron e na mini praia, partiram em um colorido desfile que misturava adrenalina, espírito esportivo e compromisso com a preservação ambiental.
O cenário foi digno de cartão-postal, barcos cortando a superfície do rio, bandeiras tremulando e o reflexo das cores da pesca esportiva enchendo de vida a paisagem. Mais do que uma competição pelo prêmio de R$ 60 mil para o primeiro colocado, e outros atrativos até o 5º lugar como motores e barcos, o momento representou união, tradição e respeito à natureza.
Autoridades municipais, estaduais e federais marcaram presença, entre elas a prefeita Eliene Liberato Dias, o vice-governador Otaviano Piveta, a secretária de Turismo e Cultura Alessandra Castilho, representantes políticos, civis e militares. Durante o cerimonial, cada largada era anunciada por um sinal sonoro, marcando capítulos inesquecíveis na história do maior festival de pesca esportiva do Brasil.
“Mais uma vez, o FIPe cumpriu seu papel de conscientizar os amantes da pesca sobre a importância da prática esportiva sustentável. Avançamos a cada edição para reduzir ao máximo o impacto ambiental. Agradeço às 225 embarcações inscritas, que engrandeceram a prova motorizada, e a todos os parceiros, patrocinadores, apoiadores e voluntários que fazem deste evento um orgulho para Cáceres”, destacou a prefeita.
Após o posicionamento das equipes na raia de pesca, próxima à Baía da Palha, o coordenador de arbitragem, Claudionor Duarte Correia, autorizou o início oficial da prova. A partir dali, cada pescador escreveu sua própria história no rio, em busca não apenas de troféus, mas de memórias que permanecem vivas por toda a vida.
Entre os presentes, estiveram o representante do Ministério da Pesca, Paulo Ferreira, o secretário de Estado Dr. Leonardo, os deputados estaduais Júlio Campos, Valmir Moretto e Valdeníria Dutra, além de lideranças militares, vereadores e a Musa da Pesca, Gaby Catellan.
De acordo com a secretária Alessandra Castilho, O 42º FIPe mostrou mais uma vez que é muito mais do que um festival, é um encontro de paixões, cultura e amor pelo Rio Paraguai.
Após a largada as autoridades se dirigiram a raia de pesca para acompanhar de perto as emoções das capturas e solturas dos peixes ao rio Paraguai.
Esdras Crepaldi / DRT 940 MT





