Prova PcD abre as competições de pesca esportiva do FIPe nesta terça-feira (02) às 08 horas
Uma das atrações do Festival Internacional de Pesca Esportiva de Cáceres, a prova PcD, destinada a pessoas com deficiência, abrirá as competições de pesca esportiva nesta terça-feira (02/07) às 08 horas.
Essa modalidade inclusiva proporciona a participação de deficientes auditivos, visuais, intelectuais, cadeirantes e amputados, atraindo muitos pescadores e espectadores. A prova é uma importante ferramenta de inclusão e socialização, refletindo o caráter inclusivo do FIPe.
De acordo com os organizadores, a deficiência não é uma incapacidade, e incluir pessoas com deficiência no festival de pesca é proporcionar-lhes a oportunidade de se integrar e socializar com outros competidores e com o meio ambiente, por meio de uma competição ecologicamente correta.
“A inclusão de Pessoas com Deficiência no FIPe oferece a oportunidade única de participação em uma prova de pesca exclusiva para elas, respeitando as diferenças e potencialidades de cada um. Além disso, conscientiza a população a valorizar a PcD como um ser social e ativo”, ressaltam.
Um deck acessível foi construído para acomodar os cadeirantes e garantir uma melhor experiência para todos os participantes. Em 2023, no 40º FIPe, 160 pessoas com algum tipo de deficiência participaram desta prova, estabelecendo um recorde nacional registrado e validado pelo RankBrasil.
Esdras Crepaldi