41ª edição do FIPe de Cáceres servirá de modelo da pesca esportiva para todo país
A 41ª edição do Festival Internacional de Pesca Esportiva (FIPe) de Cáceres, que acontece de 2 a 7 de julho, servirá de modelo para realizações de eventos dessa natureza, no país. Uma equipe de técnicos do Ministério da Pesca, estará na cidade, desde o primeiro, para observar, copiar e implementar o modelo do festival em outros estados.
A informação foi dada pela prefeita Eliene Liberato Dias e o secretário de Turismo e Cultura, Claudio Henrique Donatoni, durante o lançamento oficial do evento, na noite de ontem, na sede do Centro de Eventos “Maria Sophia Leite, na secretaria de Turismo e Cultura.
“(O festival) Será um modelo de pesca esportiva para todo Brasil. Técnicos do Ministério da Pesca estarão na cidade para observar e copiar o nosso festival” destacou a prefeita. “É um reconhecimento de anos de dedicação e trabalho realizado pela prefeitura, através da Secretaria de Turismo e Cultura” completou o secretário Claudio Donotini.
Criado em 1980, o Festival Internacional de Pesca de Cáceres, é considerado, atualmente, um marco no calendário turístico de Mato Grosso.
Além de promover a cultura, lazer, entretenimento e gastronomia local, o festival tem como principal objetivo a ampliação da preservação ambiental. Sem contar com o aquecimento da economia, através do implemento dos negócios com a geração de centenas de novos postos de trabalho, durante os dias da festa, em todos os setores do comércio.
O município se tornará a Capital Nacional da Pesca Esportiva a partir do dia 2, abertura do festival, com a modalidade de PcD – Pesca para pessoas com Deficiência. No dia 3 será a vez da categoria Sênior; dia 4 categoria Infantil; dia 5 categoria Juvenil; dia 6, no período da manhã competição com caiaque e a tarde prova em canoa.
O ápice do festival acontece no dia 7 (domingo) com a prova motoriza. São esperadas mais de 300 equipes de pescadores, de todos os estados e algumas até de fora do país.
Promovido pela prefeitura, a realização do FIP, como é conhecido, engloba uma série de instituições públicas e privadas. Além dos governos municipal e estadual, neste ano, o festival volta a contar com apoio do governo federal, através do Ministério da Pesca, sem contar com a participação de uma serie patrocínios de empresas privadas.
A programação artística e cultural também são destacadas. De acordo com o secretário Claudio Henrique, estarão se apresentando no FIP, cerca de 100 atrações municipais/regionais. “É uma forma de valorizar os talentos do município e região. E, todos estarão recebendo seus respectivos cachês” observa assinalando que “a praia do Daveron será o palco de várias competições esportivas”.
Além de atrações municipais/regionais o evento contará com apresentações de artistas consagrados nacionalmente, como por exemplo as duplas “Diego & Victor Hugo”, “Cleber e Cauan” e “Diego e Arnaldo”. “Vamos oferecer a sociedade momentos de muita alegria, integração e socialização” afirmou o secretário.
A prefeita Eliene fez questão de destacar o apoio de todos, principalmente dos governos estadual, federal e da empresas privadas. “Sem esse apoio não seria possível a realização do nosso festival que se tornou gigante” disse.
Desde de sua criação há mais de 40 anos, o FIP vem crescendo e evoluindo. Em 1992 o evento tornou-se oficialmente o maior do mundo em pesca embarcada em água doce, conforme registrado no Guinnes Book of Records (Livro dos Records). Em 2017, o festival de pesca foi reconhecido como o maior campeonato nacional sênior e o maior campeonato de pesca esportiva na categoria infanto-juvenil no país.
Sinézio Alcântara – Expressão Notícias