Categoria Sênior abre segundo dia de provas de pesca do FIPe 40

As disputas para as provas de pesca esportiva do 40º FIPe,  categoria  Sênior, para participantes acima de 60 anos, aconteceram na manhã desta quarta-feira (05/07) na praia do Daveron, para homens e mulheres.

Os organizadores informaram que as 360 inscrições disponibilizadas foram efetuadas.

A prova de praia,    este ano, reuniu em sua maioria pescadores da comunidade, grande parte do projeto de  fortalecimento da pessoa idosa, mantido pela Prefeitura de Cáceres, através da Secretaria Municipal de Ação Social.

A competição cumpriu todos os protocolos e foi aberta pela prefeita Eliene Liberato Dias, que deixou uma mensagem de otimismo e incentivo aos pescadores sêniores.

Prestigiaram o evento o Secretário Nacional da Pesca, Expedito Netto, o vereador Luiz Landim, presidente da Câmara Municipal de Cáceres e o Secretário de Turismo Cláudio Henrique Donatoni, autoridades patrocinadores e uma multidão de pessoas.

Desde as primeiras horas da manhã, o que se viu foi  alegria e a descontração dos participantes, que não escondiam a satisfação de ter uma prova específica para a melhor idade.

O  aposentado Osvaldo da Silva (Horácio),  demonstrando que conhecia de  pesca, ao capturar 5  peixes, foi o vice-campeão. Ele descreveu o momento como  sendo um resgate de bons momentos vividos em pescarias realizadas nas aguas do Rio Paraguai. “ Trabalhei tanto neste evento como motorista da prefeitura e nunca participei de nenhuma prova de pesca. Foi a primeira vez, estou muito feliz em participar desse evento e ficar em segundo lugar. Sempre esperei por isso”, comemorou Osvaldo.

O grande campeão do masculino foi Antônio Alves Bezerra com 810 pontos. “Fico muito feliz em levar o prêmio e o título de campeão do 40º FIPe.

Já a vencedora da prova feminina Maria Iracema de Moraes Abreu, profetizou na hora que chegou que a TV de 43, prêmio para a campeã seria dela. “Estou muito feliz. Tenho fé e acreditei que o prêmio seria meu”, contou Maria.

A Prefeita Eliene Liberato Dias, que passeou pela orla e cumprimentou os participantes disse que momentos como esse é que a gratificam e lhe fazem continuar trabalhando com afinco pela população. “Isso é mais que uma simples ação social, é inclusão, é poder  proporcionar momentos que eles exerçam a cidadania com dignidade e participem, com os mesmos direitos dos outros pescadores. Ontem realizamos outra prova inclusiva a PCD e hoje a Sênior.  Fico feliz por ver a felicidade estampada nos olhos de cada um. Nossa administração tem dado uma atenção especial aos idosos do município”, ressaltou Eliene.

O secretário de Turismo Cláudio Henrique falou que essa prova é muito especial, pois valoriza a pessoas idosa e a insere no rol das provas de pesca do festival. “Esta disputa serve de estímulo para continuarmos trabalhando para  o fortalecimento do Turismo e da Cultura. Foi um sucesso”, concluiu Donatoni.

Resultado feminino

1. Maria Iracema de Moraes Abreu
  2. Valdete Ribeiro.
  3. Ana Ribeiro de Campos Silva
  4. Anitta de Campos Soares
  5. Creuza Estevino de Faria Bruno
  6. Idalina Zanetti Vitorazzii
  7. Antônia Augusta de Barros Miranda.
  8. Edith Campos de Arruda
  9. Miriam Sofia da Cruz Santana