Festival de Pesca de Cáceres: A Emoção Começa Hoje

O coração dos moradores de Cáceres já bate no ritmo das remadas, das fisgadas e das solturas dos peixes que voltam ao rio. As mãos acolhedoras e solidárias do povo cacerense estão prontas para abraçar as emoções do maior evento turístico de Mato Grosso: o Festival Internacional de Pesca Esportiva de Cáceres, o FIPe, que celebra sua quadragésima primeira edição e acontece de 02 a 07 de julho na princesinha do rio Paraguai.  Com shows nacionais, regionais e locais, apresentações folclóricas, gastronomia de sabor incomparável,  artes e artesanato riquíssimo, o festival oferece uma mistura de negócios, lazer e entretenimento, com destaque para os jogos de praia e muita pescaria.

Desde cedo, as crianças aprendem a emoção de fisgar um peixe e a alegria de devolvê-lo vivo ao seu habitat. Os pescadores ribeirinhos e pantaneiros, conhecedores dos mistérios do Rio Paraguai, remam em busca de sua identidade artesanal, lançando suas linhas com a mesma destreza com que manobram suas canoas. Os caiaqueiros dão um show à parte. Barcos motorizados, de diversas potências, cruzam o rio, criando um balé mágico que encanta os olhos e cativa a alma. Faltam poucas horas para a grande festa, que celebra a piscosidade do rio e a paixão pela pesca esportiva.

A arena principal, decorada com esmero e capricho, reflete a poesia escrita nos murais. As areias brancas da praia do Dáveron recebem jogos, e brilham sob o sol, enquanto voluntários anônimos, como formigas operárias, trabalham incansavelmente para garantir o sucesso de mais um FIPe.

O  41º FIPe já começou, e a largada foi dada com a pesca PcD na manhã de hoje (02/07). Venha viver essa emoção.

A Prefeitura de Cáceres espera ansiosa por cada cacerense e turista para participar desta grande festa e celebrar a riqueza do Rio Paraguai. A Secretaria de Turismo e Cultura, junto com cada servidor, colaborador, patrocinador, apoiador e voluntário, está empenhada em fazer deste FIPe um evento inesquecível, sincronizando os ponteiros do relógio ao tic-tac do coração.

O FIPe começa hoje com pescaria e muitas tradições.

Esdras Crepaldi/FIPe