GGIM: Forças armadas, órgãos de segurança, ministério público e prefeitura se reúnem para tratar de segurança no FIPe

Representantes dos órgãos de segurança de Cáceres e das Forças Armadas se reuniram nesta quinta-feira, 26, no gabinete da prefeita Eliene Liberato Dias, para o encontro mensal do GGIM (Gabinete de Gestão Integrada Municipal). Na pauta, a segurança do 41º Festival Internacional de Pesca Esportiva.

Participaram membros da prefeitura, Ministério Público, Exército, Marinha, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Politec, Gefron e Corpo de Bombeiros.

A prefeita Eliene Liberato Dias destacou que a reunião do GGIM foi fundamental para planejar ações integradas que garantam a mobilidade, segurança e ordem durante a realização do maior evento turístico e de pesca esportiva de Mato Grosso. “Cada órgão presente hoje apresentou seu planejamento e como poderia contribuir, para que desta forma possamos ter ações preventivas, e, se necessário, ostensivas durante o evento, para manter a segurança e o bem-estar dos participantes”, ressaltou a prefeita.

O Corpo de Bombeiros acompanhará a montagem da estrutura do FIPe e realizará a fiscalização dos alvarás e normas de segurança. Os serviços de inteligência já estão trabalhando em parceria para antecipar possíveis situações de risco durante o evento. A Polícia Militar estará fazendo rondas antes e durante o festival nas ruas próximas à praça da SICMATUR, participando tanto da segurança externa quanto interna do evento.

Segundo o Dr. Higo Rafael, Delegado da Polícia Civil, investigadores estarão presentes no evento. “Vamos disponibilizar investigadores para o evento, a fim de identificar algo que possa acontecer, trabalhando com os setores de inteligência aqui em Cáceres para fazer um trabalho preventivo”, explicou.

A Marinha acompanhará as competições e prestará a segurança naval do evento, com uma estação rádio e embarcações, realizando também a fiscalização das embarcações e piloteiros. O Exército também se colocou à disposição para eventuais necessidades.

O Tenente-Coronel Luiz Marcelo, da Polícia Militar, enfatizou a importância da integração entre os órgãos. “A Polícia Militar está comprometida em garantir a segurança de todos os participantes. Estamos coordenando ações com os demais órgãos de segurança para assegurar que o evento ocorra sem incidentes. A presença ostensiva da polícia, aliada ao trabalho de inteligência, será crucial para proporcionar um ambiente seguro e tranquilo para todos”, afirmou o Tennte-Coronel.

“Com o apoio destes órgãos de segurança, temos mais um motivo para acreditar que este será um dos maiores Festivais de Pesca já realizados em Cáceres. Temos atrações de nível nacional, além de uma excelente premiação nas competições, atividades esportivas, culturais e educativas ambientais. As famílias cacerenses e os visitantes podem participar do evento com tranquilidade, pois saberão que estarão em segurança”, observou o secretário de Turismo e Cultura, Cláudio Henrique Donatoni.

Esdras Crepaldi