Cáceres se Prepara para o 41º Festival Internacional de Pesca Esportiva: Pesque e Solte com consciência socioambiental
O Festival Internacional de Pesca Esportiva de Cáceres chega à sua 41ª edição em 2024, consolidando-se como um dos eventos mais importantes do calendário turístico e esportivo de Mato Grosso. Este evento não só celebra a tradição da pesca na região, mas também destaca a importância da preservação ambiental e da inclusão social.
Cáceres: Capital Estadual da Pesca Esportiva
Em 2019, o governador Mauro Mendes sancionou a lei 10.933/2019, que conferiu ao município de Cáceres o título de Capital Estadual da Pesca Esportiva. Essa honraria foi justificada pelo reconhecimento oficial do Instituto Rank Brasil, após três anos de estudos que comprovaram a aptidão da cidade para a pesca esportiva, a quantidade de estabelecimentos especializados, os profissionais envolvidos e o número expressivo de participantes.
O festival deste ano contará com sete categorias de pesca, distribuídas entre quatro de praia e três embarcadas. As provas de praia destacam-se pela inclusão, com categorias para pessoas com deficiência (PCD), sênior (acima de 60 anos), infantil (crianças de 06 a 08 anos) e juvenil (participantes de 09 a 12 anos), movimentando os primeiros quatro dias do evento.
Nos dois últimos dias, as categorias embarcadas, onde os competidores poderão participar nas modalidades de Caiaque, Canoa a Remo e Pesca Motorizada. A grande quantidade de participantes e embarcações transforma o Rio Paraguai em um espetáculo à parte.
Um dos principais pilares do festival é a pesca sustentável. O sistema “pesque e solte” é rigorosamente seguido, garantindo que as futuras gerações possam desfrutar da mesma abundância de peixes que as atuais. Além disso, oficinas de educação ambiental são oferecidas para milhares de crianças, reforçando a importância da conservação dos recursos naturais.
Chancelando a importância do evento, pelo segundo ano conseguido o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, estará em Cáceres representando o Governo Federal, juntamente com uma equipe do MPA, prestigiando uma das agendas de pesca mais importantes do país.
A prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias, destaca a grandiosidade do evento e seu caráter preservacionista. O secretário de Turismo e Cultura, Cláudio Henrique Donatoni, também enaltece a importância do festival para o desenvolvimento do turismo e da economia local.
Além das competições de pesca, o 41º Festival Internacional de Pesca Esportiva de Cáceres oferece uma ampla gama de atividades para toda a família, incluindo jogos de praia, atividades esportivas e de lazer, shows nacionais e regionais, e as tradicionais feiras de artesanato, gastronomia, náutica e negócios.
As inscrições para as provas de pesca podem ser feitas no site oficial do evento: fipe.caeceres.mt.gov.br.
Venha participar deste grandioso evento e celebre a rica tradição pesqueira de Cáceres, num ambiente de respeito ao meio ambiente e inclusão social. Pescaria e muitas tradições aguardam por você no 41º FIPe!
Esdras Crepaldi