O Festival Internacional de Pesca Esportiva de Cáceres (FIPe), é sinônimo de esporte, cultura, preservação ambiental e muita alegria, mas também é um incremento inquestionável na economia do município.
Segundo o secretário de Turismo e Cultura, Cláudio Henrique Donatoni, ao realizar o FIPe, o evento traz para os setores comercial, gastronômico, de transporte, prestação de serviços e principalmente para a rede hoteleira, de pousadas e barcos hotéis, um aquecimento ao absorver a grande demanda de visitantes.
Donatoni destacou que o festival não se restringe apenas a pesca esportiva e as muitas atividades organizadas pela prefeitura, mas pode ser aferido pelos reflexos econômicos que ele traz, aquecendo a economia cacerense de forma surpreendente. “O turismo de eventos também é uma forma de geração de emprego e renda. Quantas pessoas são absorvidas pela mão de obra do FIPe, quantas empresas comerciais aumentam suas vendas, quantos motoristas de taxi, aplicativo ou mototáxi são beneficiados? É uma grande cadeia de geração de renda”, ressaltou o secretário.
O presidente da ASPHOC, Associação dos Proprietários de Hotéis de Cáceres, Tarcísio Paulino, endossa as palavras de Cláudio Henrique, e afirma que esse é um dos melhores períodos do ano.
Tarcísio afirma que durante o festival a rede hoteleira não comporta toda demanda, abrindo espaços para que pousadas e barcos hotéis também hospedem os turistas. “Quem ainda não reservou hospedagem para o Festival que será realizado entre os dias 04 a 09 de julho, precisa se apressar porque a procura tem sido grande, além das tradicionais provas de pesca, teremos muitos shows nacionais e regionais”, orientou Paulino.
A prefeita Eliene disse que se sente feliz ao ver que o Fipe movimenta a economia do município e traz retornos para as famílias. “Por ser o maior evento turístico de Mato Grosso, o FIPe, que é realizado em Cáceres, uma cidade turística, com muitos atrativos e polo regional, tem uma movimentação no comércio mais acentuada no período da realização do evento, independente do mês que ele acontece. Muita gente e setores da economia local são beneficiados”, observou Eliene Liberato.
Foto por: Ronivon Barros
Autor: Esdras Crepaldi/Prefeitura Municipal de Cáceres